Originalidade: um ato de destruição criativa

originaisA última vez que você teve uma ideia original, o que você fez com ela?

Existem dois caminhos para a realização: o conformismo (manutenção do status quo) e a originalidade, que envolve introduzir e impulsionar uma ideia que seja relativamente incomum em determinada área que possa ser beneficiada por ela.

Infelizmente, a maioria das pessoas vive aceitando o que é colocado como padrão, racionalizando o status quo como legítimo, se consolando que o sistema é assim e que não há nada que pode ser feito para mudar.

O ponto de partida para originalidade é a curiosidade, é estar diante de alguma convenção, mas observá-la sob uma perspectiva que permita novas ideias em relação a velhos problemas.

Segundo o economista Joseph Schumpeter, a originalidade é um ato de destruição criativa. Requer derrubar o modo antigo de fazer as coisas, mas hesitamos porque temos medo de balançar demais o barco. Optamos pela autocensura.

Para estender a originalidade além da aparência, originais famosos mostram que é preciso assumir riscos radicais, dar boas vindas à incerteza e ignorar a aprovação social, ser rebelde, revolucionário, criador de caso e impermeável ao medo, à rejeição e ao ridículo.

É mito que a originalidade exige assumir riscos extremos. Os originais são pessoas mais comuns do que se imagina. São pessoas que equilibram riscos em um portfólio, que se mantém em empregos regulares enquanto estão fundando novas empresas, que constroem pontes entre pensamento e ação.

Originais sentem os mesmos medos e dúvidas que qualquer pessoa. A diferença é que, mesmo assim partem para a ação. Sabem que fracassar lhes teria menos desgosto do que nem tentar.

Originais – Como os inconformistas mudam o mundo. GRANT, Adam. 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s