Ética profissional tem respaldo em comportamentos que são adequados para uma boa convivência num ambiente corporativo. Deve vir descrita na política interna da empresa (conjunto de normas e regras que devem ser seguidas pelos seus colaboradores). O documento, uma espécie de guia, é utilizado para que os todos convivam de maneira harmoniosa num clima favorável, amigável e produtivo e também para que a empresa cresça de maneira saudável.
Portanto, um bom profissional será reconhecido não apenas pelos conhecimentos técnicos, bom relacionamento com os colegas e habilidades comportamentais, como também pela sua conduta ética na organização. O grupo de valores e normas que direcionam as ações dos colaboradores e clientes, internos e externos, é considerado de extrema importância para garantir não só um bom clima organizacional, como também fazer valer a reputação da marca.
Cada organização deve ter seu próprio guia de conduta, porém existem alguns elementos que são universais, tais como a honestidade, a responsabilidade e a competência. O maior benefício ao aplicar tal conduta no ambiente profissional é a garantia de uma empresa salutar e para compreender melhor quais são essas benesses, listamos abaixo alguns dos pontos:
- Favorecimento da criação de motivação para capacitação profissional e de um cenário que permita desenvolvimento técnico e pessoal; Construção de espaço para o exercício do autoconhecimento.
- Solidificação dos relacionamentos interpessoais; Respeito com as características físicas e mentais e com a escolha sexual, de religião, de opinião política ou de filosofia de vida de todos.
- Surgimento de novos talentos com mais facilidade; Crescimento dos resultados da empresa que só acontecerá se todos os colaboradores seguirem os princípios descritos.
Com normas de conduta muito bem definidas, as pessoas se respeitarão mais e o clima organizacional será colaborativo, o trabalho em equipe fluirá, além do respeito mútuo e do crescimento generalizado trazido pelos resultados positivos alcançados.