Growth Hacking: Inovar para crescer

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Talvez em algum momento você já tenha se deparado com o termo Growth Hacking. Essa expressão vem sendo bastante usada nesses meios, uma realidade para muitas empresas hoje em dia que vem ganhando cada vez mais espaço.

Growth Hacking é um termo criado por Sean Ellis, empresário, investidor anjo e consultor de startups. Segundo ele a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos que em outras palavras quer dizer “encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.”

Ou seja, o objetivo Growth Hacking é encontrar possibilidades com o intuito de resultados rápidos para o crescimento da empresa.

Sean Ellis percebeu ao longo de seu trabalho como consultor que as empresas paravam de inovar voltando a estagnar. Sendo assim, buscou formar profissionais para dar continuidade ao trabalho que ele havia implementado. Surgia assim a figura do growth hacker.

Além do conhecimento de marketing, o growth hacker precisa saber como as pessoas pensam ao longo da jornada de compra, como reagem e pelo que são motivadas, entender muito bem de processos, metodologia de experimentos, tecnologia e acima de tudo, psicologia do consumidor. Ele busca na experimentação a comprovação de suas hipóteses. E tanto pode ser uma realidade no marketing, quanto na área de vendas, na controladoria e em qualquer outra área da empresa onde existam potenciais gatilhos de crescimento.

Um dos melhores exemplos de Growth Hacking é o Facebook, que encontrou  uma maneira de manter as pessoas conectadas entre si através de redes sociais, do boca a boca e de indicações, ao invés de apelar ao público dentro do mundo dos negócios. Ao convidar uma pessoa para o site e colocá-la conectada a outras pessoas, ela vai indicando mais pessoas e aumentando a quantidade de seguidores no site. Outras redes como Twitter e LinkedIn e aplicativos de bate papo como WhatsApp, por exemplo, usam da mesma estratégia de indicações e contatos para crescer.

A André Luna Consultoria, entre os mais diversos métodos de aperfeiçoamento, utiliza o Growth Hacking em alguns de seus treinamentos. Que tal combinarmos um cafezinho para falarmos mais a respeito?

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