O Processo de Mentoring no filme “A Cor do Dinheiro”

arte blog

A Cor do Dinheiro (The Colour of Money) é um filme de 1986 dirigido por Martin Scorsese, vencedor do Oscar de melhor ator para Paul Newman. Aqui vemos retratada a história de um ex-campeão de sinuca (Eddie Felson) que descobre um jovem talentoso (Vincent Lauria, interpretado por Tom Cruise) e decide doutriná-lo para que siga seus passos no futuro. Sendo assim, Eddie se torna mentor de Vincent.

Quem busca um Coaching muitas vezes se depara com o termo Mentoring. Para entendê-lo é necessário que saibamos as diferenças entre eles. Segundo Janser Rique, especialista na área, Coaching potencializa resultados que transformarão a vida pessoal e profissional de uma pessoa em um determinado espaço de tempo, enquanto no Mentoring a figura do mentor é dividir seus conhecimentos pessoais e profissionais, ou seja suas experiências.

À medida que Eddie mostra a Vincent como fazer através dos mais variados exemplos, percebemos as dificuldades do jovem em moldar sua personalidade irascível às técnicas utilizadas por Eddie. Seu objetivo era que ele se tornasse tão bom quanto ele e dessa maneira pudesse realizar seus sonhos. Era nítido que Vincent necessitava de alguém que lhe transmitisse uma abordagem clara.

E este é o trabalho do mentor, trazer a informação direta dentro de suas experiências e habilidades adquiridas. Por conseguinte, não podemos comparar o trabalho do mentor ao do coaching tentando traçar um paralelo de que um seria melhor que outro já que ambos são profissionais que ajudam as pessoas a alcançarem seus próprios objetivos.

A André Luna Consultoria é uma empresa que promove através de sua metodologia, processos e treinamentos que maximizam profissionais a se tornarem melhores em suas habilidades e competências assim como ocorreu com Vicent em A Cor do Dinheiro.

2 comentários em “O Processo de Mentoring no filme “A Cor do Dinheiro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s